domingo, 16 de abril de 2023

Quando Bolsonaro foi eleito ele negociou Ministérios, Estatais, Bancos Oficiais para ter uma base de apoio?

Quando Bolsonaro foi eleito ele negociou Ministérios, Estatais, Bancos Oficiais para ter uma base de apoio?

Durante a campanha presidencial em 2018, o então candidato Jair Bolsonaro afirmou que, se eleito, não faria acordos políticos para a distribuição de cargos no governo. No entanto, após sua vitória, houve sim negociações para a formação de uma base de apoio no Congresso Nacional e para a indicação de ministros.

Bolsonaro nomeou para seu governo uma série de políticos filiados a partidos que antes criticava, como o PP, o PSD, o PRB e o PR, em troca de apoio político. Além disso, houve negociações para a divisão de cargos de segundo e terceiro escalões em órgãos e estatais do governo federal, com o objetivo de garantir sustentação política.

Entre as indicações que geraram controvérsias, destacam-se a de Onyx Lorenzoni para a Casa Civil, que foi investigado por caixa dois em campanhas eleitorais, e a de Ricardo Salles para o Ministério do Meio Ambiente, que tem um histórico de questionar a importância da preservação ambiental.

É importante lembrar que a negociação política é uma prática comum no sistema político brasileiro, e muitas vezes é necessária para a governabilidade do país. No entanto, a forma como essas negociações são feitas e as pessoas escolhidas para ocupar cargos públicos devem sempre ser pautadas pela ética e transparência, e não pelo toma lá dá cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário