sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Corrupção e impunidade têm as mãos dadas no Brasil

Corrupção e impunidade têm as mãos dadas no Brasil


Para esta foto eu daria a seguinte legenda:


A verdade sempre vence. A mentira tem pernas curtas. Para cada mentira é preciso contar mais duas para encobrir a primeira.


Essas são expressões populares que refletem a ideia de que a verdade tende a prevalecer sobre a mentira e que, ao longo do tempo, as mentiras se tornam mais difíceis de sustentar. Vou explicar cada uma delas:

  1. A verdade sempre vence:
    Essa expressão sugere que, no final, a verdade prevalecerá sobre a mentira. Mesmo que mentiras possam temporariamente enganar ou confundir, eventualmente a verdade virá à tona e será reconhecida.

  2. A mentira tem pernas curtas:
    Esta frase metafórica indica que as mentiras não conseguem se manter por muito tempo. Assim como alguém com pernas curtas não pode correr tão longe, uma mentira não consegue se sustentar por muito tempo antes de ser desmascarada.

  3. Para cada mentira é preciso contar mais duas para encobrir a primeira:
    Essa ideia enfatiza como uma única mentira pode levar a uma série de outras mentiras, pois tentativas subsequentes são feitas para encobrir ou justificar a mentira original. Com o tempo, essa teia de mentiras pode se tornar cada vez mais complexa e difícil de administrar.

Embora essas expressões capturem observações interessantes sobre a natureza da verdade e da mentira, é importante lembrar que a realidade pode ser mais complexa em certas situações. Nem sempre a verdade é imediatamente aparente, e mentiras ocasionalmente podem persistir por algum tempo. Além disso, a maneira como a verdade e a mentira são tratadas pode variar dependendo do contexto cultural, social e político.

Mitomania


Mitomania, também conhecida como "síndrome de Mentira Patológica" ou "síndrome de pseudologia fantástica", é um transtorno psicológico no qual uma pessoa tem uma compulsão recorrente e descontrolada por contar mentiras. As mentiras contadas por alguém com mitomania podem ser extremamente elaboradas, fantasiosas e difíceis de acreditar.

Ao contrário de uma mentira ocasional que uma pessoa conta para evitar problemas ou benefício pessoal, as mentiras de alguém com mitomania muitas vezes não têm um motivo claro ou óbvio. As mentiras podem ser contadas de maneira contínua e sem um propósito discernível, o que pode levar a problemas significativos em relacionamentos, trabalho e outras áreas da vida.

A mitomania é considerada um distúrbio psicológico e pode ser associada a outros problemas de saúde mental, como transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade narcisista ou transtorno de personalidade antissocial. O tratamento para a mitomania geralmente envolve terapia psicológica, como terapia cognitivo-comportamental, visando entender e abordar as causas subjacentes do comportamento mentiroso compulsivo.

Gospel Life

Colabore para manter nosso trabalho


Somente

Nenhum comentário:

Postar um comentário